Logística e seus conceitos:
Quando falamos de logística de canteiro, o que vem em primeiro plano é o planejamento físico das áreas de vivencia, e definição de cremalheiras e gruas etc. Posso salientar que na visão de um especialista ,a logística vai muito além do arranjo físico.
A gestão logística deve começar na concepção do projeto,
avaliando os acessos, disponibilidade dos equipamentos, limitações determinadas
na área de desenvolvimento da obra, relacionadas a suprimentos, transporte, segurança, comunicação, e os limites de orçamento. A segunda fase consiste em definir
acessos, equipamentos e áreas de produção e vivência para garantir que
trabalhadores e equipamentos não dividam acessos, além de garantir que os
pontos de descarregamento de materiais estejam posicionados pensando em
aperfeiçoar o transporte horizontal e vertical, e que as atividades de
produção não sejam interrompidas por gargalos logísticos. Nessa etapa, decisões
como implantação de central de concreto, posto de abastecimento, unidade de
britagem e central de esquadria devem ser planejadas.
Considero que a Logística não deve ser vista exatamente como
uma etapa do processo de produção de um empreendimento ou uma função
administrativa de uma empresa construtora. Na verdade, ela mobiliza uma pluralidade
de funções administrativas dentro da empresa (comercial, projeto, suprimentos,
produção, etc.). Esta mesma publicação divide a Logística em varias atividades
particulares e complementares, relacionadas com a preparação do canteiro e com
a execução dos trabalhos em si: definição da gestão das especificações
técnicas; elaboração do planejamento e programação da produção; previsão dos
suprimentos necessários; planejamento e programação detalhada da produção;
controle do avanço, conformidade e atualização do planejamento; gestão dos
estoques e das entregas.
Conceitua-se aqui a Logística na construção civil sendo um
processo multidisciplinar aplicado a uma determinada obra que visa garantir, o
abastecimento, a armazenagem, o processamento, e a disponibilização dos
recursos materiais nas frentes de trabalho, bem como o dimensionamento das
equipes de produção e a gestão dos fluxos físicos de produção. Tal processo se
dá através de atividades de planejamento, organização, direção e controle, tendo
como principal suporte o fluxo de informações, sendo que essas atividades podem
se passar tanto antes do inicio da execução em si, quanto ao longo dela.
Logística de Layout planejamento:
Logística de layout de canteiro é gestão dos fluxos físicos
ligados à execução (planejamento detalhado dos fluxos de execução dos serviços
e dos mecanismos de controle destes, a gestão da interface entre agentes que
interagem no processo de produção de uma edificação, (informações necessárias
para que estes exerçam suas atividades dentro de padrões pré-estabelecidos;
resolução de interferências entre os serviços); gestão física da praça de
trabalho (implantação do canteiro, movimentação interna, zonas de estocagem,
zonas de pré-fabricação, atendimento aos requisitos de segurança).
Entretanto, o
planejamento do canteiro, em particular, tem sido um dos aspectos mais
negligenciados na indústria da construção, sendo que as decisões são tomadas à
proporção que os problemas surgem no decorrer da execução. Em consequência, os
canteiros de obras muitas vezes deixam a desejar em termos de organização e
segurança, tornando-se visível a necessidade dos empreendedores do ramo da
construção civil, em comprometerem-se com a melhoria contínua dos processos
construtivos e com ações gerenciais que refletem claramente nos canteiros de
obras.
Não basta apenas planejar o layout e as instalações
provisórias no início do empreendimento. É preciso rever o
planejado várias vezes ao longo da obra, de forma a considerar as mudanças
necessárias às várias etapas.
Logística de movimentação:
A Logística de movimentação trata da gestão dos fluxos
físicos materiais equipamentos e pessoas dentro do canteiro de obras. É o planejamento
de como cada frente de produção será abastecida com os recursos necessários
para cada atividade.
A logística no canteiro de obras ainda é tratada apenas como
operação de movimentação, e os gestores desconhecem a importância do fluxo de
informação nesse processo. Esse é o grande gargalo logístico nos canteiros. Os
controles são ineficazes porque as informações não circulam e os estudos são
pouco consistentes, continuamos restritos às sobras dos equipamentos e
ferramentas desenvolvidas para a indústria, tendo que fazer adaptações para
atender às necessidades dos canteiros. Também é possível verificar que os
fornecedores e a indústria não estão atentos para as necessidades dos canteiros
de obras. Paletes com variação de padrão e cargas elevadas dificultam ou
impossibilitam a movimentação das cargas unitizada, exigindo mão de obra para
desmontar e remontar paletes e garantir a movimentação dos materiais.
Buscar soluções de equipamentos e planejar cada entrega de
material nas frentes de trabalho faz toda diferença na produção. A área de
logística é responsável por esse planejamento.
A uma má definição de equipamentos poderá levar à perda de
produtividade, elevação dos custos e também ao descumprimento dos prazos
contratados, por fim, a logística faz parte de todo tipo de empreendimento,
seja na construção de uma casa ou de uma hidroelétrica e impacta diretamente no
prazo e nos resultados do negocio como um todo, por esse motivo o seu
planejamento, execução e monitoramento é de suma importância no seu sucesso
final.
Logística de estoque:
Os estoques nas obras devem ser controlados, por pessoas
totalmente organizadas e comprometida com a logística de planejamento e
produção da obra, no mínimo esse local deve possuir um software de gestão de
materiais. Antigamente as obras não dava a importância para o almoxarife, que
na verdade é o responsável por assegurar a acuracidade dos estoques em obras.
Esse profissional, hoje ele é reconhecido como um dos principais linhas de
frente no sucesso de uma produção em canteiro. Para o desenvolvimento de uma
boa gestão de materiais em canteiro o almoxarife deve possuir no mínimo o 2°
grau completo e um curso de logística. Em seu local físico possuir um ambiente
agradável com mesa, cadeira, computador, impressoras, prateleiras, boa
ventilação, iluminação adequada e um auxiliar de almoxarife.
Esse novo modelo de almoxarife deve responder não mais ao
Administrativo e sim a área de produção ou departamento logístico. Esse é um
dos quesitos mínimos para possuir em obras uma gestão de estoques eficiente.
A tendência nos canteiros é reduzir os estoques, que têm
custo de operação elevado e principalmente no caso de materiais com alto valor
agregado, como louças e metais representam capital parado. Em alguns casos é
possível estabelecer parcerias com fornecedores e adotar entregas just-in-time.
Para reduzir estoques, empresas de grande porte na Europa e Estados Unidos
criam centros de distribuição, inspirados em práticas de outras indústrias.
Uma das etapas
importante dentro da obra é ter o controle dos materiais no estoque, saber
quanto de material tem, o que vai precisar e quando vai precisar. Atualmente, o
controle de materiais no almoxarife também está ligado á construção enxuta e ao
estoque zero, ou seja, não deixar faltar e se programar para quando precisar
ter.
Logística de Armazenamento.
Armazenamento é o ato ou efeito de armazenar, guardar, juntar qualquer coisa em algum lugar de forma que seja possível resgatá-lo.
A movimentação de materiais no canteiro de obras
toma grande parte do tempo do trabalho diário dos operários. Por isso, o ideal
é realizar o planejamento com atenção na organização otimizada dos
estoques para acabar com deslocamentos desnecessários no canteiro. Se
considerarmos que a mão de obra representa metade do custo de uma obra, fica
então muito óbvia a importância deste planejamento.
Para criar um estoque inteligente, em linhas
gerais, itens que devem ser considerados antes do início da construção: quais materiais serão recebidos na obra; em qual quantidade serão recebidos; quando e onde serão usados; em que momento devem chegar; "É preciso
tomar decisões sobre como recebê-los, onde serão armazenados, que espaços
estarão disponíveis, onde serão processados e quais artifícios estarão à mão
para movimentá-los e processá-los."
Dentre as principais recomendações para Armazenar
materiais e insumos em canteiro estão respeitar alturas máximas de pilhas,
evitar contato com umidade ou misturar materiais. Além disso, princípios gerais
de logística devem ser considerados, como reduzir o transporte, planejar locais
de estocagem e vias de acesso, e aplicar critérios de utilização – o primeiro
que entra é o primeiro que sai (PEPS).
Programação de entrega de materiais.
O resultado do planejamento é o cronograma da obra. São os registros que expressa visualmente a programação das atividades que serão realizadas durante a construção. Ele pode ser mais ou menos detalhado, contemplando a duração de serviços específicos (por exemplo, a instalação das esquadrias de um edifício) ou apenas as fases mais gerais da obra (fundações, estrutura, alvenaria, etc.). Quando ele mostra, também, os valores que serão gastos, ao longo do tempo e em cada uma dessas atividades, ele recebe o nome de cronograma físico-financeiro.
Essa programação organizada permite que o construtor compre ou contrate materiais, mão de obra e equipamentos na hora certa. Se ele fizer isso depois do momento ideal, a obra atrasa. Se fizer antes do tempo, pode perder materiais no estoque ou pagar mão de obra e equipamentos que acabam ficando parados, sem trabalho ou simplesmente ocupando uma área desnecessária.
Hoje o mercado da Construção Civil, está cada vez mais organizado, criando parcerias muitas vezes com empreiteiros, acompanhando toda chegada de material no canteiro de obra, utilizando a agenda Logística.Logística de operações Transporte (distribuição).
Armazenagem |
movimentação |
Distribuição |
A logística é responsável pelos recursos, equipamentos e informações para que todas as atividades na obra sejam executadas.
Para isso, é preciso planejar o transporte, armazenagem, processamento dos pedidos e a distribuição.
Uma logística bem planejada representa ganhos como entregas mais rápidas, redução de estoques e custos operacionais, aumento da produtividade e no giro de mercadorias.
Uma logística bem planejada representa ganhos como entregas mais rápidas, redução de estoques e custos operacionais, aumento da produtividade e no giro de mercadorias.
Em qualquer tipo de obra é preciso fazer a relação entre mão-de-obra e o tipo de mecanização mais adequada, em obras de grande porte a mecanização tem um peso maior, mas em obras de edificações com cronograma apertado e com transporte vertical, a mecanização pode ser usada em paralelo com uma demanda maior de mão-de-obra operacional, nesse tipo de obra e preciso ter um planejamento logístico do canteiro, prever a capacidade técnica do operador e o espaço disponível para a locação ou locomoção dos equipamentos de grande porte, como por exemplo os guindastes de torre ou gruas, os elevadores a cabo ou os elevadores de cremalheira.
Com relação a distribuição com equipamentos de menor porte, a solução básica para se ter um fluxo continuo de distribuição de materiais não é nada a mais do que planejar qual o tipo de transporte horizontal utilizar no processo de distribuição.
Exemplo tipico em obras é a descarga de blocos a granel no canteiro, isso mostra uma ineficiência no planejamento e no fechamento do contrato com o empreiteiro, muitas vezes elevando o custo da própria construtora para solucionar um problema que não lhe pertence.
No fechamento de contrato, deve salientar todos os processos desde da chegada, armazenagem e distribuição.
O ponto mais falho hoje é na distribuição, onde acontecem vários conflitos entre empreiteiro e suprimentos, sobrecarregando a produção em tomar decisões que não foram acordadas no inicio do contrato.
Logística de suprimentos (compras)
A Logística de suprimentos trata da provisão dos recursos materiais e humanos, necessários à produção dos edifícios. Entre as atividades mais importantes da Logística de suprimentos estão, o planejamento e processamento das aquisições, as interfaces com os fornecedores, o transporte dos recursos até a obra, a manutenção dos recursos materiais previstos no planejamento.
O ponto de melhoria no fechamento de um contrato é justamente o fechamento do fluxo de todo o processo de transporte, armazenamento e distribuição.
Quando é citado distribuição no contexto não significa distribuição até as obras, significa fechar com o fornecedor a distribuição até o local de aplicação (exemplo empreiteiro de alvenaria).
O ponto de melhoria no fechamento de um contrato é justamente o fechamento do fluxo de todo o processo de transporte, armazenamento e distribuição.
Quando é citado distribuição no contexto não significa distribuição até as obras, significa fechar com o fornecedor a distribuição até o local de aplicação (exemplo empreiteiro de alvenaria).
Logística reversa em obras.
Comentando as perdas de material e mão de obra, me recordo
de uma obra de 96 mil m2, onde trabalhava com entregas convencionais. Nessa
época, gastávamos grande parte de mão de obra para descarregar e estocar
materiais. E observávamos as perdas, como blocos quebrados, sacos rasgados, mau
dimensionamento das áreas destinadas aos estoques. Enfim, a empresa acumulava
prejuízos
incalculáveis. Para acabar com o desperdício resolvemos verificar outras obras e filmamos as entregas. Detectamos que cerca de 20% dos materiais sofriam danos.
incalculáveis. Para acabar com o desperdício resolvemos verificar outras obras e filmamos as entregas. Detectamos que cerca de 20% dos materiais sofriam danos.
Essa Logística de retorno dos resíduos cabe ao monitoramento
da área de logística, pois o próprio departamento que gerencia sua entrada, automática
gerencia a sua saída.
Conclusões:
Utilizar o método PDCA no canteiro de obra. É preciso planejar, desenvolver, controlar e só então, agir corretivamente. Quando há integração, os resultados melhoram. Não há como deixar a logística de forma isolada. Todas as áreas da empresa devem estar integradas, do planejamento à produção. Quando essa integração aumenta, há um maior entendimento do que e como fazer. As soluções aparecem e os problemas diminuem. O profissional de planejamento precisa sujar de lama um pouco o seu sapato e o profissional do canteiro precisa calçar um sapato limpo para ir ao escritório de vez em quando. Não há fórmula mágica, apenas trabalho. Além disso, não se pode olhar a obra apenas de forma macro. É preciso pensar em cada detalhe, cada setor, cada andar, olhar a micro logística.
Alexandre da Silva
Construelog - Planejando na frente.
Na minha opinião, nenhum projeto pode ter absoluto sucesso sem a realização de uma excelente visita técnica . E é nesta visita que podemos avaliar locais estratégicos que darão apoio a logística na montagem do canteiro, movimentação de material e equipamentos e principalmente remoção de eventuais interferências , cujas as mesmas nem sempre são visualizadas no projeto.
ResponderExcluirParabenizo matéria! Destaque principal fica quanto a redução de perdas de material e aplicação efetiva de uma logística reversa aos materiais a granel não utilizados. Temos uma cultura de muito desperdício infelizmente. A técnica PDCA é eficiente no entanto deve ter efetivo cumprimento em toda a linha da operação. A micro logística explica tudo: cada movimento, cada processo deve haver qualidade.
ResponderExcluirMeus parabéns! Nosso índice de desperdício na construção civil é um absurdo. A aplicação do PDCA pode em muito ajudar a diminuir este índice.
ResponderExcluirPrezado,
ResponderExcluirgostaria de saber onde tem esse curso para canteiro de obras no RJ Capital. Meu e-mail é katiapyres@gmail.com
Boa tarde!
ResponderExcluirAlexandre, muito boa a sua linha de raciocínio e organização. A utilização do PDCA, é ótimo para tudo, quando bem aplicada.
Excelente trabalho, os números comprovam que todo planejamento pautado com uma logística eficaz, traz ganhos oportunos otimizando o lucro e redução na perda prevista nos orçamentos. O que enriquece o trabalho uma vez que une eficácia com eficiência!
ResponderExcluirExcelente matéria.
ResponderExcluirMuito interessante esse arquivo.
ResponderExcluirOlá Alexandre, bom dia!
ResponderExcluirGostaria de conversar com você!
Segue os meus dados:
Eng. Hélio René Lopes da Rocha
http://br.linkedin.com/in/heliorenelopesdarocha/
Celular e WhatsApp: 54 9975-3310
Skype: helio.rene.lopes.da.rocha